Hoje vamos falar de uma ferramenta essencial para sua estratégia empresarial: a criação da persona. Mas, antes de ensinar como criar a sua. Vamos falar um pouco o seu conceito e da sua importância para os negócios.
Persona é um termo utilizado no mundo do marketing digital. É uma representação do cliente ideal, aquele a marca deseja alcançar. A descrição dessa persona é mais detalhada. Inclui informações como nome, classe social, idade, profissão, entre outros importantes para a sua estratégia.
Não confunda Persona com Público-alvo. Os conceitos são diferentes! O público-alvo é a aquela parcela de clientes que você atinge com seu produto ou serviço. Serve para identificar o nicho de mercado. É o pra quem você quer vender? Já a persona é o quem é o meu cliente ideal?
Um exemplo para diferenciar esses dois conceitos:
Exemplo de público-alvo
Homens e Mulheres, de 20 a 50 anos de idade, graduados, que moram na cidade do Rio de Janeiro, com renda de a partir de R$ 1.500,00.
Exemplo de persona
André Oliveira tem 40 anos, formado em Fisioterapia, ama viajar e blogs da área de saúde. Tem um consultório e faz plantões em hospitais. É solteiro e mora sozinho. Adora acessar o Instagram e o Facebook de médicos renomados.
A criação da persona vai ajudar a direcionar o relacionamento com o seu cliente e, consequentemente, obter resultados positivos. Já que está sabendo com quem está falando e conseguindo atender os seus desejos e necessidades.
Chegou a sua vez! Agora monte a sua persona….
Antes de colocar o passo a passo aqui…. Algumas observações!
- Crie um questionário para colher os dados. Quanto mais melhor! Nada de ficar no achismo. Pegue informações verídicas.
- Crie até seis personas. Número ideal para sua estratégia!
- Conheça bem o seu cliente. Todas informações você pode obter através dele.
Exemplo de alguns dados importantes. Lembrando que você deve incluir perguntas que achar pertinentes.
- Nome da Persona
- Idade
- Escolaridade
- Sexo
- Profissão
- Bairro onde mora
- Estado Civil
- Quais os meios de comunicação usados pela Persona?
- Costuma usar mais o Facebook ou Instagram?
- Quais são seus hábitos?
- Qual o objetivo pessoal ou profissional desta pessoa que você poderia ajudá-la a realizar?
- Como nossa solução ajuda esta persona a superar os desafios listados?
- Quais desafios impedem esta pessoa de atingir seus objetivos?
Ficou com dúvidas de como criar a sua persona!? Quer ajuda nesse processo!? Entre em contato com a gente!