Os gestores possuem vários recursos de comunicação para atingir os seus objetivos e compreender as situações que aparecem diariamente. E, com o tempo, as empresas vão aperfeiçoando esses métodos de se comunicar com o seu público-alvo.
Existem diversas ferramentas na comunicação que podem ser utilizadas para identificar as necessidades dos clientes externos e internos da organização. Esses instrumentos formam a Comunicação Integrada.
A Comunicação Integrada é um conjunto de atividades realizadas pelo segmento. São estratégias, ações, produtos e processos desenvolvidos por assessores de imprensa, jornalistas, relações públicas, publicitários, designers e profissionais do marketing para reforçar positivamente a imagem da marca.
A Comunicação Integrada implica a conexão da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa. Mesmo com foco distintos, é importante que exista uma conexão, interação entre essas atividades comunicacionais para o fortalecimento empresarial.
Essa integração é muito importante paras as empresas, pois fortalece o conceito institucional, corporativo e mercadológico.